Guia de Viagem de Montenegro

26/10/2020

Viajar por Montenegro caiu no diário de viagem como uma das minhas viagens favoritas de todos os tempos. A famosa baía de Kotor e o belo litoral podem estar se destacando no cenário mundial de viagens, mas há muito mais a ser descoberto.

Espero que esta visão geral do meu itinerário de uma semana para Montenegro possa ajudá-lo a planejar uma viagem igualmente incrível através deste país especial.

O Básico: Mapa, Precisa Saber e Questões…

Consiga um carro !!! Eu não posso enfatizar isso o suficiente, um aluguer de automóveis em Montenegro é essencial. Você pode fazer passeios e alguns transportes públicos, mas a beleza que encontrei a dirigir sozinho era ser capaz de parar toda vez que algo lhe tirava o fôlego, o que é uma ocorrência comum aqui. Além disso, devido ao terreno montanhoso, realmente tornou a exploração muito mais fácil. Se você estiver atravessando os Balcãs, as taxas e o seguro de ida e volta podem ser altos, então considere pegar um autocarro ou uma transferência da Croácia de Dubrovnik e depois arranjar um carro em Montenegro.

É seguro? Eu realmente achei que se sentia como um dos lugares mais hospitaleiros e seguros que eu já visitei e o calor nunca vacilou.

Chegar lá... Atravessar a partir da Bósnia e Herzegovina, Albânia ou Croácia é possível de carro, com autocarro de Dubrovnik sendo uma opção popular. Com sua própria companhia aérea e outras operadoras servindo dois aeroportos em lados opostos do país em Podgorica e Tivat de avião também é possível. Cruzeiros e passeios de um dia aqui são populares, mas eu recomendo que gaste mais tempo aqui e realmente explore. Também pode apanhar um ‘ferry’ da Itália para Bar na costa.

Se não tens um carro ... Passeios de um dia para lugares como o parque Durmitor são possíveis e se locomover ao longo da costa e principais pontos turísticos simples, com o transporte público. Montenegro é muito mais desenvolvido do que a maioria das pessoas acredita e os táxis também não são excessivamente caros.

Vamos falar sobre o dinheiro ... Montenegro usa o euro ao contrário da maioria de seus vizinhos, embora ainda não seja oficialmente parte da UE. Isso eleva os preços.

Onde ficar ... Há uma escolha abundante de hotéis nos destinos mais populares, bem como algumas opções mais peculiares. Dois lugares que realmente se destacaram para mim foi o encantador Holiday Bungalow em Pluzine, onde fomos recebidos com Rakia caseira e o Rafting Lodge em Piva à direita no rio.

Língua… A língua oficial é o montenegrino, que é muito semelhante ao croata / sérvio. O inglês é amplamente falado ao longo da costa e muito do interior. Como sempre, comece a estudar algumas palavras antes de chegar.

Um itinerário épico de viagem por estrada para Montenegro…

O mapa de Montenegro abaixo mostra um esboço da rota que fizemos em nossa viagem. Uma semana não foi suficiente para explorar o país completamente e estou animado para voltar a passar um pouco mais de tempo no Sudeste.

A Baía de Kotor e a Costa

A baía de Kotor será sua primeira paragem importante se arranjar seu carro em Herceg Novi e atravessar a fronteira do Norte. Este belo corpo de água tem pequenas aldeias, pequenas praias e o porto de cruzeiros de Kotor.

Kotor Old Town é de longe o destino mais popular neste país. A rua com centenas de gatos que agora têm seu próprio museu é perfeita para passar algumas horas ou mais e a vista quando caminhar até a colina é de tirar o fôlego.

Embora seja indiscutivelmente o destino mais popular neste país, foi onde passei a menor parte do meu tempo. Felizmente, minha amiga Sonja recentemente escreveu um ótimo post sobre as melhores coisas para fazer em Kotor, que é ideal se planea se basear lá.

Tivat, mais ao redor da baía é uma Marina de luxo e, embora não muito, é um lugar perfeito para uma pausa para café.

Ao seguir a estrada costeira, você chegará a Budva. A cidade velha de Budva tem algumas praias e montes de lojas e bares fazem suas ruas estreitas se sentirem lotadas. À noite, tanto a velha como a nova cidade ganham vida com todo mundo se vestindo e criando uma atmosfera elétrica. Top Hill é um local incrível, engraçado o suficiente no topo da colina e se está lá para um grande evento é um lugar ideal para ir até madrugada.

Mais ao longo da costa, vai encontrar Bar, que tem uma conexão de ‘ferry’ para a Itália e, eventualmente, irá para Ulcinj com belas praias, mas outra história cheia de cidade velha e suas rochas escarpadas com casas elevando-se acima do oceano.

Como conduz ao longo da costa de Montenegro, encontrará pequenas enseadas, perto de praias vazias, festas à base de areia e pequenas igrejas nas rochas que você pode levar os barcos para fora. Deve parar regularmente!

O Norte Lindo

Eu tenho duas coisas para te dizer. Rio Piva e Durmitor National Park.

Uma vez que saia da costa, as montanhas se acumulam e as estradas sobem mais alto, abaixam e passam os corpos de água mais bonitos que você pode imaginar. Vai parar, muito, tropeçando em pequenas aldeias para se maravilhar, comer e ter uma sensação local.

O rio Piva e o desfiladeiro do rio Tara oferecem as oportunidades de fazer rafting, caiaque ou simplesmente ficar maravilhado. Correndo todo o caminho para a vizinha Bósnia e Herzegovina isso é algo que você não pode perder em Montenegro.

Durmitor National Park é a melhor coisa em Montenegro. Com cavalos selvagens, cachorros e ovelhas cobrindo sua paisagem montanhosa, você literalmente tem sua cabeça nas nuvens enquanto você pega a pequena estrada que serpenteia pelo parque.

Com lagos, caminhadas, montanhas, restaurantes minúsculos e até o arco-íris estranho isto é algo que você não quer perder.

A Capital e o Sul

Podgorica, a capital do Montenegro, é um lugarzinho engraçado. À primeira vista, você quase pode perdê-lo. Com seus trilhos de comboio cansados e abandonados e uma estranha coleção de shoppings eu não posso dizer que isso me surpreendeu, mas isso me envolveu depois de alguns dias com um pouco de charme.

O parque nacional do Lago Skadar e as pequenas aldeias em redor ficam apenas a cerca de 30 minutos de carro da capital e uma das que simplesmente não pode perder. De pequenas casas com barcos coloridos a uma curva de ferradura toda verde ver algumas horas pelo menos dirigindo por aqui e depois sair para caminhar, ou até mesmo dar um passeio de barco, é simplesmente um dos melhores dias da natureza que vais alguma vez ter.

As Outras Coisas

Há tantos lugares pequenos que vai passar e parar. Seja para uma foto rápida, para desfrutar de uma plataforma de visualização ou apenas para comer um pouco e tomar café. Minha memória não é boa o suficiente para listar todos eles pelo nome, mas veja eles no mapa.

Se está se maravilhando com as pequenas ilhas verdes de Slansko Jezero ou parando para se maravilhar com um mosteiro construído nessas impressionantes rochas montanhosas, uma viagem por Montenegro vai te surpreender.

Comentários